Blog

Descubra tudo o que precisa para aproveitar a sua casa ao máximo com os nossos blogs.
+ 351 936 315 172

Eficaz
31 MAI 2022 5 min

Os 4 principais tipos de calderas e as suas diferenças

Hoje, mostrar-lhe-emos os 4 principais tipos de caldeiras e quais as suas diferenças, para ajudar você na hora da compra da sua caldeira.

Primeiramente, sabe o que é uma caldeira?

Caldeiras são instrumentos metálicos que auxiliam bastante a nossa vida com a sua principal função como aquecedor de água e produção de vapor.

Segundamente, sabe quais são os tipos de caldeiras?

Já vamos logo adiantando que não são poucos, por isso, nesse artigo só lhe mostraremos as 4 principais, para lhe ajudar a achar a que melhor combina com você, mas pode ficar tranquilo, tenho certeza de que vai ajudar-lhe a tomar essa decisão!

Antes de mais nada, gostaríamos de convidar-lhe para acessar as outras postagens do nosso ‘blog’ que traz sempre conteúdo atualizado e informativo!

Agora vamos direto ao que interessa, mostrar-lhe-emos os principais tipos de caldeiras e as suas particularidades, agora começaremos pelos tipos de caldeiras. 

Calderas Flamotubulares

As caldeiras flamotubulares são aquelas com tubos de neblina cheios de água ou fumaça.

Os gases produzidos pela combustão passam por esses tubos, que emitem calor para o líquido ao longo da passagem.

Apesar da sua baixa eficiência térmica, são os tipos mais comuns de caldeiras, visto que a sua construção é simples e podem servir perfeitamente locais que requerem uma pequena quantidade de energia.

As caldeiras flamotubulares podem ser divididas em secções horizontais ou verticais.

Calderas Aquatubulares

Diferente do primeiro modelo de caldeira, agora a água que circula nas cubas nos modelos aquatubulares.

O calor da queima na fornalha passa pela tubulação, aquecida, e transfere o calor para a água restante, fazendo com que o vapor se forme.

Este é o tipo de caldeira mais recomendado quando o objetivo é garantir uma maior produção de vapor.

A sua principal aplicação é em geradores termoelétricos.

Caldeiras Flamotubulares de grelha fixa

Por mais que os modelos flamotubulares já foram citados anteriormente, ainda existem dois modelos específicos que precisam ser mencionados.

Já que o seu funcionamento é misturado com o funcionamento das opções aquatubulares! As caldeiras flamotubulares de grelha fixam-se em modelos flamotubulares desenvolvidos com fornalhas aquatubulares.

A pressão média é de 30 kgf/cm², com capacidade de 600 a média de 30.000 kgv/h, o que faz com que a atmosfera seja projetada até com a sua menor demanda de geração de vapor.

Com facilidade de verificação de modelos e de manutenção de perfis que, fluidos dinâmicos contam com grade de escada e refrigerados de tipos maiores, de manutenção de perfis que, fluidos dinâmicos de calefação obtêm.

Apesar de as caldeiras flamotubulares já terem sido mencionadas, existem dois modelos específicos que devem ser mencionados, pois, a sua funcionalidade se sobrepõe à das opções de aquatubulares.

Calderas Flamotubulares de grelha móvel

Agora, como último tipo de caldeira, temos as caldeiras flamotubulares de grelha móvel!

Também caracterizadas por caldeiras flamotubulares com as fornalhas aquatubulares, as opções de grelha móvel se diferenciam por contar com uma capacidade maior, de 3.000 a 30.000 kgv/h.

Uma de suas vantagens é o sistema de combustão, onde a grelha é própria para a queima de materiais picados e partidos, como serragem, cavaco de madeira, casca de arroz, resíduos agrícolas, entre outros semelhantes.

O combustível é inserido por compartimentos próprios dosadores, que inserem sobre a grelha a quantidade exata para a combustão exata.
As grelhas são variáveis e fazem com que o combustível se mova por três compartimentos separados, onde a primeira seca o combustível, a segunda realiza uma queima dos voláteis e a terceira faz a queima do carbono fixo.

Uma importante informação sobre as caldeiras, é que elas necessitam de manutenção periodicamente como qualquer outro aparelho para seu bom funcionamento.

Aqui na eficaz trabalhamos com todos os tipos de reparações a caldeiras, priorizando a
qualidade e eficiência.

Sendo assim, chegamos ao fim do nosso artigo, agora ficou bem mais fácil escolher a sua caldeira e saber a que mais se encaixa com as suas necessidades! 

Se gostou, compartilhe!

Blogs relacionados

BLOG EFICAZ

NEWSLETTER

Esteja atualizado com as últimas notícias

QUEM SOMOS

Dispomos de técnicos certificados e oferecemos garantia para todos os trabalhos executados.

GRANDE LISBOA

+ 351 936 315 172

ÚLTIMOS ADICIONADOS

Copyright © [JS_CODE_0] Eficaz - Todos os Direitos Reservados